A Igreja de São Sebastião foi edificada em 1840 e neste mesmo ano foi criada a irmandade do mesmo nome. A Festa de São Sebastião é hoje, sem dúvida, a maior festa do município de Bonito. Atrai atualmente, milhares de pessoas de diversas partes. Pode-se dizer que ela é a festa do reencontro, pois conhecidos e parentes tem neste dia a oportunidade de visitar familiares e amigos, bem como participar dos festejos do mártir cristão e experimentar as emoções do retorno à terra natal.
Como é de costume, a programação inicia-se com a procissão da bandeira, a qual percorre as ruas, saindo o cortejo da casa da juíza, pessoa encarregada de guardar, durante o ano, o estandarte do santo em sua residência.
Com o hasteamento solene da bandeira em frente à igreja, estão abertas as solenidades festivas. Na parte externa o parque diversional abrilhanta os festejos; a praça deslumbrantemente iluminada passa a ser ponto de encontro de todos. Jogos de prendas, sistemas sonoros e bandas musicais completam o cenário.
Diga-se de passagem, que os leilões com a finalidade de angariar donativos para a igreja, remetem a muitos anos, e o mais famoso é o que se realiza no dia da festa, após o encerramento da missa das dez da manhã: leilão do gado bovino ofertado a São Sebastião, cuja participação dos fazendeiros locais é efetiva. São eles os responsáveis pelo espetáculo típico das festas religiosas do Nordeste.
Ao romper das primeiras horas da manhã, o silêncio é quebrado no dia da festa, pela tradicional salva de vinte e um tiros, repicar de sinos, além de execuções da banda musical, esta percorrendo as principais vias da cidade. Estes atos compõe a famosa Alvorada, nome dado pelos mais antigos habitantes de Bonito.
Confira abaixo a programação da 195ª Festa de São Sebastião
Dia 20
Cheiro de Amor
Forró dos Plays
Simone & Cobra
Dia 21
Forró do Muído
Araketu
Excitantes
Dia 22
Geraldinho Lins
Alceu Valença
Maurício Ramalho
Fonte: Prefeitura de Bonito